Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) é um serviço que é ofertado no Centro de Referência de Assistência Social(CRAS), que faz parte da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ele é oferecido para complementar os trabalhos que são realizados com as famílias do Programa de Atenção Integral às Famílias( PAIF) e da Proteção Especial.

O SCFV realiza atendimentos em grupo com caráter tanto de caráter preventivo como também com famílias/individuos que já tiveram seus direitis violados.fortalecer vínculos, estimulando a troca de vivências e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Podem participar crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiências e idosos preferencialmente inseridas em Programas Sociais e no Cadastro Único. Os objetivos são fortalecer a convivência familiar e comunitária, afirmar os direitos e desenvolver capacidades nos usuários, além de sentimentos de pertença e identidade.

Atualmente, as atividades ofertadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são:

Grupo  para crianças (de 5 a 14 anos) e adolescentes/jovens (de 15 a 18 anos) nos períodos matutino e vespertino. Em parceria realizada com profissionais do Núcleo de Assistência a Saúde das Famílias( NASF) e Secretaria do Esporte as atividades acontecem duas vezes por semana, sendo uma em espaço disponibilizado no CRAS  e no outro dia no Poliesportivo Antonio Teodoro do Valle Nogueira.

Grupo Galera Força Jovem: trabalho desenvolvido com adultos moradores de rua que se alojam no antigo União Planura Clube(UPC) e outros locais da cidade. Além disso, é um grupo aberto ao público que apresenta demandas relacionadas a alcoolismo e drogatição.  As atividades são desenvolvidas uma vez por semana no CRAS.

Grupo de Idosos: atende idosas(os) que participam do Programa de Assistência ao Idoso(PAI) na casa da Amizade e aberto também a outras pessoas que tem mais de 60 anos e tem interesse em participar de atividades de artesanato, rodas de conversa, oficinas de jogos e dinâmicas de grupo. As atividades são realizadas na Casa da Amizade.

A reunião com as famílias das crianças e adolescentes que estão inseridas no SCFV acontece mensalmente no CRAS no período noturno, afim de estreitar os vínculos com os pais e responsáveis pelos mesmos e abordar os temas e atividades que estão sendo trabalhados com os grupos.

Para maiores informações sobre os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos procure o CRÁS, localizado à rua João Tomain, nº 811- Centro. Telefone para contato : ( 34) 34273344.