Prefeitura Municipal de Planura

Secretaria de Turismo

Planura – Cidade acolhedora e tipicamente mineira !

O potencial turístico da cidade de Planura é vasto, indo desde a exploração do artesanato ao patrimônio histórico-cultural, com destaque enfático para o Turismo de pesca.

Banhada em quase toda sua extensão pelo Rio Grande, a cidade de Planura é um grande atrativo turístico, para os esportistas que praticam a pesca como lazer, a cidade conta com importante circuito de pesca, reconhecido por pescadores esportivos de todo o pais, fazendo assim de Planura o destino favorito de milhares de visitantes.

Planura também tem nos seus rios a geração de renda para pescadores locais que sobrevivem da pesca e o comercio do pescado, somadas as atividades do dia a dia da pesca e do Rio.

 

Nossa tradição e nossa identidade:

Planura mistura tradições de todo o país que são somadas com a nossa tradição e identidade mineira, tradição está que mora em cada canto de nossa cidade, nos tornando uma cidade rica em cultura e acolhimento.

As manifestações culturais estão presentes em festas como Folia de reis, festivais de Viola, Catira, queima do alho e cavalgada.

Eventos religiosos como a tradicional festa de Santo Antônio, padroeiro de nossa cidade e as festas Juninas, que reforçam ainda mais a tradição do interior mineiro com suas quermesses das escolas municipais e estadual.

Os eventos gospel-evangélicos, como encontros religiosos, também são eventos tradicionais da cidade, que ano a ano movimentam o rico turismo religioso local.

O Carnaplan:

O maior evento turístico e cultural, sem duvidas é o carnaval de rua, iniciado no final da década de 90, o carnaval de rua é um dos mais populares de Minas Gerais, patrimônio Cultural e Turístico da Cidade, o Carnaplan, como é conhecido o carnaval de Rua Planurense, movimenta milhares de turistas de todas as partes do País e também do exterior. Organizado pela Prefeitura Municipal o Carnaplan segue se consolidando como um evento importantíssimo para o turismo e a economia local.

Ecoturismo:

O entorno do município, reserva paisagens incríveis de um verde sem igual, banhado por rios e córregos, possibilitando grande diversidade de práticas esportivas e de lazer em um ambiente de exuberância natural. O lago de Furnas, cartão postal da cidade é o principal espaço para os praticantes de exercícios físicos como caminhada, ciclismo e paisagismo. As trilhas ciclísticas ecológicas e as trilhas ciclísticas rurais são atrativos turísticos do Município, uma das melhores trilhas do triangulo Mineiro, elaborada por esportistas adeptos da pratica do ciclismo, consolidando o esporte como um dos atrativos turísticos esportivos preferidos.

Com vias rurais interessantes para á pratica do ciclismo do turismo rural as propriedades e as margens do Rio São Francisco, que também passa por nosso município, são atrativos turísticos para quem gosta de natureza.

Planura espera por você !

Planura está sempre de braços abertos e se prepara para cada dia atender melhor os turistas.

Venha conhecer Planura, um destino aconchegante e inesquecível para aqueles que a visitam.

Planura, a nossa princesinha do Estado Mineiro, é sim, obra prima de um povo genial, nossa cidade de divisas consagradas o aguarda para contemplar suas belezas mil, abençoadas. (Contém trechos do Hino Municipal)

 

Planura Cidade tipicamente mineira e assim como todas as Minas Gerais, quem á conhece, não esquece jamais!

#VempraPlanura
@turismoplanura