Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) é um serviço que é ofertado no Centro de Referência de Assistência Social(CRAS), que faz parte da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ele é oferecido para complementar os trabalhos que são realizados com as famílias do Programa de Atenção Integral às Famílias( PAIF) e da Proteção Especial.

O SCFV realiza atendimentos em grupo com caráter tanto de caráter preventivo como também com famílias/individuos que já tiveram seus direitis violados.fortalecer vínculos, estimulando a troca de vivências e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Podem participar crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiências e idosos preferencialmente inseridas em Programas Sociais e no Cadastro Único. Os objetivos são fortalecer a convivência familiar e comunitária, afirmar os direitos e desenvolver capacidades nos usuários, além de sentimentos de pertença e identidade.

Atualmente, as atividades ofertadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são:

Grupo  para crianças (de 5 a 14 anos) e adolescentes/jovens (de 15 a 18 anos) nos períodos matutino e vespertino. Em parceria realizada com profissionais do Núcleo de Assistência a Saúde das Famílias( NASF) e Secretaria do Esporte as atividades acontecem duas vezes por semana, sendo uma em espaço disponibilizado no CRAS  e no outro dia no Poliesportivo Antonio Teodoro do Valle Nogueira.

Grupo Galera Força Jovem: trabalho desenvolvido com adultos moradores de rua que se alojam no antigo União Planura Clube(UPC) e outros locais da cidade. Além disso, é um grupo aberto ao público que apresenta demandas relacionadas a alcoolismo e drogatição.  As atividades são desenvolvidas uma vez por semana no CRAS.

Grupo de Idosos: atende idosas(os) que participam do Programa de Assistência ao Idoso(PAI) na casa da Amizade e aberto também a outras pessoas que tem mais de 60 anos e tem interesse em participar de atividades de artesanato, rodas de conversa, oficinas de jogos e dinâmicas de grupo. As atividades são realizadas na Casa da Amizade.

A reunião com as famílias das crianças e adolescentes que estão inseridas no SCFV acontece mensalmente no CRAS no período noturno, afim de estreitar os vínculos com os pais e responsáveis pelos mesmos e abordar os temas e atividades que estão sendo trabalhados com os grupos.

Para maiores informações sobre os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos procure o CRÁS, localizado à rua João Tomain, nº 811- Centro. Telefone para contato : ( 34) 34273344.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support